Sábado – Pense por si

Matos Fernandes: "Hoje, as alterações climáticas são um palavrão"

Sara Capelo
Sara Capelo 22 de novembro de 2017 às 11:25

Em entrevista à SÁBADO, o ministro do Ambiente admite estar "muito preocupado" com a situação de seca que o país atravessa.

É hábito os ministros surgirem na comunicação social para impôr um tom de serenidade. Mas no caso da seca em Portugal – a maior dos últimos 86 anos, se se analisar o período entre Abril e Outubro – José Pedro Matos Fernandes assume à SÁBADO que está "muito preocupado" e que poupar é uma missão de todos. Até ver, garante o governante, a situação preocupante de Fagilde (que fornece água a 75 mil pessoas do distrito de Viseu) não se repetirá. Mas se for necessário, admite levar água de "regiões distantes" onde ela existe para outras onde ela falta. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.