Sábado – Pense por si

Mariana Mortágua pediu para ser substituída no parlamento por Andreia Galvão

Lusa 22 de setembro de 2025 às 17:46
As mais lidas

Andreia Galvão foi a número três da lista do partido nas legislativas de maio para o círculo eleitoral de Lisboa.

A coordenadora nacional e deputada única do BE, Mariana Mortágua, que está numa flotilha humanitária que se dirige a Gaza, vai ser substituída no parlamento pela dirigente bloquista Andreia Galvão.

Andreia Galvão substitui Mariana Mortágua no parlamento
Andreia Galvão substitui Mariana Mortágua no parlamento ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Numa publicação no 'site' oficial do partido, "Esquerda.net", lê-se que a atual deputada única fez "uma reflexão profunda nos últimos dias", tendo pesado "por um lado, a proteção da flotilha que é dada pelo papel institucional dos deputados e eurodeputados que a compõem", e por outro lado, "o facto de a sua ausência em São Bento deixar o Bloco sem representação parlamentar na sua ausência".

"E concluiu pela necessidade de o partido não ficar afastado dos debates no parlamento nas próximas semanas", lê-se na publicação.

Andreia Galvão foi a número três da lista do partido nas legislativas de maio para o círculo eleitoral de Lisboa.

Fonte oficial do partido adiantou à Lusa que o número dois da lista, o antigo líder parlamentar, Fabian Figueiredo, não vai assumir o mandato por "impedimento profissional".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.