Sábado – Pense por si

Mariana Leitão é candidata às presidenciais de 2026

Lusa 02 de fevereiro de 2025 às 14:20
As mais lidas

O anúncio foi feito por Rui Rocha no final do discurso com que encerrou a convenção: "Portugal precisa da Mariana Leitão".

A líder parlamentar da IL, Mariana Leitão, vai apresentar-se às eleições presidenciais de 2026, apoiada pelo partido, anunciou este domingo, 02, Rui Rocha, reeleito presidente na IX Convenção Nacional.

O anúncio foi feito no final do discurso com que encerrou a convenção: "Portugal precisa da Mariana Leitão", disse, suscitando aplausos no pavilhão Paz e Amizade, em Loures.

A "defesa da liberdade", do rigor e a credibilidade são "aspetos essenciais" para o perfil que a IL considera que um candidato presidencial deve ter, disse Rui Rocha.

"Mas o desafio que o país tem pela frente é ainda maior", disse, afirmando que Portugal "precisa de esperança, coragem e ambição".

LUSA_EPA

Mariana Leitão disse hoje que a sua candidatura é "da liberdade contra o medo", com o objetivo de representar "o espaço liberal", e é para levar até ao fim.

"Esta candidatura é uma candidatura da liberdade contra o medo, é uma candidatura do otimismo, da esperança, da ambição. É isso que eu quero representar, é um Portugal que não se conforma, é um Portugal que se reveja nestes princípios da defesa da liberdade, da liberdade individual e de poder transmitir esta vontade de sermos mais aos portugueses", afirmou a líder parlamentar da IL. 

Em declarações aos jornalistas no final do discurso, logo depois de descer do palco, a vice-presidente eleita considerou que nenhum dos nomes que vêm sendo falados como candidatos a Belém "representa de facto o espaço liberal" e que a sua candidatura quer ocupar esse espaço.

A carregar o vídeo ...

Mariana Leitão disse também que a candidatura é para levar até ao fim e que não é pessoa "de desistir".

Mariana Leitão, 42 anos, gestora, é líder parlamentar da IL, eleita deputada pela primeira vez em 2024, enquanto "número dois" pelo círculo eleitoral de Lisboa.

Foi chefe de gabinete do Grupo Parlamentar entre 2022 e 2024 e, entre 2020 e 2022, presidente do Conselho Nacional. É licenciada em Relações Internacionais e aderiu à IL em 2019, já tendo sido igualmente deputada municipal em Oeiras.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro