"Uma personalidade de reconhecido mérito académico, profissional, político e cívico", destacou o primeiro-ministro Luís Montenegro.
O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou Maria Luís Albuquerque como nova comissária. A escolha antiga ministra de Estado e das Finanças do governo de Pedro Passos Coelho contou com o apoio de todo o Governo, segundo o social-democrata.
Maria Luís Albuquerque é uma "personalidade de reconhecido mérito académico, profissional, político e cívico", destacou o primeiro-ministro anúncio sem direito a perguntas por parte dos jornalistas feito a partir do Palácio de São Bento. O social-democrata destacou o seu currículo como docente universitária, secretária-de-estado, ministra, "além de várias funções no setor público, privado e social". "Pelo seu perfil e pelo conhecimento direto e pessoal que tenho das suas capacidades sei que vai honrar Portugal", afirmou o primeiro-ministro.
A ex-vice-presidente do PSD é atualmente membro do Conselho de Supervisão da subsidiária europeia da empresa norte-americana Morgan Stanley.
Maria Luís Albuquerque, 56 anos, foi ministra de Estado e das Finanças durante o período em que Portugal estava sob assistência financeira da ‘troika’, sucedendo a Vítor Gaspar em julho de 2013 e mantendo-se até final do executivo liderado por Pedro Passos Coelho.
Os 26 membros da Comissão terão de passar, em outubro, pelo crivo dos 720 deputados do Parlamento Europeu. Nomes alternativos surgirão apenas no caso de eventuais rejeições pelo Parlamento Europeu como sucedeu em 2019 com a romena Rovana Plumb e a húngara Laszlo Trocsanyi.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro