Sábado – Pense por si

Maria Luís Albuquerque escolhida para comissária europeia

"Uma personalidade de reconhecido mérito académico, profissional, político e cívico", destacou o primeiro-ministro Luís Montenegro.

O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou Maria Luís Albuquerque como nova comissária. A escolha antiga ministra de Estado e das Finanças do governo de Pedro Passos Coelho contou com o apoio de todo o Governo, segundo o social-democrata.

Maria Luís Albuquerque é uma "personalidade de reconhecido mérito académico, profissional, político e cívico", destacou o primeiro-ministro  anúncio sem direito a perguntas por parte dos jornalistas feito a partir do Palácio de São Bento. O social-democrata destacou o seu currículo como docente universitária, secretária-de-estado, ministra, "além de várias funções no setor público, privado e social". "Pelo seu perfil e pelo conhecimento direto e pessoal que tenho das suas capacidades sei que vai honrar Portugal", afirmou o primeiro-ministro.

A ex-vice-presidente do PSD é atualmente membro do Conselho de Supervisão da subsidiária europeia da empresa norte-americana Morgan Stanley.

Maria Luís Albuquerque, 56 anos, foi ministra de Estado e das Finanças durante o período em que Portugal estava sob assistência financeira da ‘troika’, sucedendo a Vítor Gaspar em julho de 2013 e mantendo-se até final do executivo liderado por Pedro Passos Coelho.

Os 26 membros da Comissão terão de passar, em outubro, pelo crivo dos 720 deputados do Parlamento Europeu. Nomes alternativos surgirão apenas no caso de eventuais rejeições pelo Parlamento Europeu como sucedeu em 2019 com a romena Rovana Plumb e a húngara Laszlo Trocsanyi.

Maria Luís ALbuquerque
Maria Luís ALbuquerque
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.