Sábado – Pense por si

Marcelo recusa influenciar debate sobre eutanásia

07 de dezembro de 2017 às 16:52
As mais lidas

O Presidente da República avisou que não se pronunciará sobre a eutanásia, a menos que a sua intervenção seja solicitada.

O Presidente da República (PR) avisou hoje no Porto que não se pronunciará sobre a eutanásia, a menos que a sua intervenção seja solicitada, vincando que o debate em curso "não deve ser influenciado pela posição presidencial".

"Sobre matérias de eutanásia ou relacionadas com a eutanásia, entendo que o Presidente da República não deve tomar nenhuma posição, até que seja, se for solicitada a sua intervenção", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas no fim de uma cerimónia na Câmara do Porto, questionado sobre a eventualidade de se realizar um referendo sobre a eutanásia.

O chefe de Estado disse preferir não se pronunciar "sobre um referendo" ou sobre "o eventual conteúdo de legislação" sobre o tema, para não condicionar minimamente um debate que está em curso, que vai continuar ao longo de 2018".

"Entendo que não o Presidente não se deve pronunciar nem sobre um referendo nem sobre o eventual conteúdo de legislação que venha a ser elaborada, para não condicionar minimamente um debate que está em curso, que vai continuar ao longo de 2018 e que não deve ser influenciado pela posição presidencial", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre a posição de Luís Montenegro, ex-líder parlamentar do PSD, que, numa entrevista à Rádio Renascença, defendeu hoje um referendo sobre a eutanásia, numa altura em que o Parlamento se prepara para discutir e votar o tema.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!