Chefe de Estado garante que vai aproveitar para promover a candidatura "muito forte" de Guterres ao cargo de Ban Ki-moon
O Presidente da República revelou, este sábado, que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vai estar em Portugal "dentro de duas semanas", ocasião que o chefe de Estado vai aproveitar para promover a candidatura "muito forte" de Guterres àquele organismo.
"Em princípio está prevista a vinda dentro de duas semanas" e "vai ser uma boa oportunidade para falar da candidatura nacional de António Guterres. É uma candidatura muito forte", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante uma visita ao certame agro-pecuário Ovibeja, que está a decorrer até segunda-feira em Beja, o Presidente da República, questionado pelos jornalistas, confirmou que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, vai estar em Portugal, em maio. "Vou receber várias visitas [em maio]. Uma delas, que vem a Portugal para estar também com o primeiro-ministro e com o Presidente da República, é Ban Ki-moon, que está numa visita de despedida como secretário-geral das Nações Unidas", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Prometendo abordar a candidatura de Guterres a secretário-geral da ONU com o ainda titular do cargo, o Presidente da República elogiou o antigo primeiro-ministro português, que na última década foi Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.
António Guterres "esteve magnífico nas audições [na assembleia-geral da ONU, já este mês]. Penso que tem condições para, realmente, conseguir um apoio crescente e isso seria muito bom para Portugal" e "seria muito bom para as Nações Unidas", argumentou Marcelo Rebelo de Sousa.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.