Justificando a promulgação, o chefe de Estado refere que, com o diploma do Governo, "é finalmente reposta uma situação" para a qual ele próprio "várias vezes chamou a atenção" e cumpre-se "os ditames da transparência democrática".
O Presidente da República promulgou o decreto-lei que define os termos da divulgação da lista de beneficiários desubvenções mensais vitalíciasatribuídas pela Caixa Geral de Aposentações, informou esta segunda-feira o portal da Presidência.
Justificando a promulgação,Marcelo Rebelo de Sousarefere que, com o diploma do Governo, "é finalmente reposta uma situação" para a qual ele próprio "várias vezes chamou a atenção" e cumpre-se "os ditames da transparência democrática".
Na quinta-feira, oGovernoaprovou o decreto-lei que obriga a que a lista de beneficiários de subvenções mensais vitalícias seja pública e de "disponibilização obrigatória e não discricionária".
Em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa,Mariana Vieira da Silva, disse que foi o atual Governo que "decidiu passar a tornar a lista pública", sendo que "isso acontece desde agosto de 2016", e que "não quer fazer nenhum recuo em matéria de transparência".
Num comunicado, o Conselho de Ministros justificou a criação do "enquadramento legal para que a lista de beneficiários de subvenções mensais vitalícias possa continuar a ser publicada" com a necessidade de não existir "um recuo na informação disponibilizada, em prol da transparência e por se tratar de rendimentos auferidos pelo exercício de funções públicas".
Marcelo promulga divulgação da lista de subvenções vitalícias
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."