Sábado – Pense por si

Marcelo promulga divulgação da lista de subvenções vitalícias

29 de julho de 2019 às 19:42
As mais lidas

Justificando a promulgação, o chefe de Estado refere que, com o diploma do Governo, "é finalmente reposta uma situação" para a qual ele próprio "várias vezes chamou a atenção" e cumpre-se "os ditames da transparência democrática".

O Presidente da República promulgou o decreto-lei que define os termos da divulgação da lista de beneficiários desubvenções mensais vitalíciasatribuídas pela Caixa Geral de Aposentações, informou esta segunda-feira o portal da Presidência.

Justificando a promulgação,Marcelo Rebelo de Sousarefere que, com o diploma do Governo, "é finalmente reposta uma situação" para a qual ele próprio "várias vezes chamou a atenção" e cumpre-se "os ditames da transparência democrática".

Na quinta-feira, oGovernoaprovou o decreto-lei que obriga a que a lista de beneficiários de subvenções mensais vitalícias seja pública e de "disponibilização obrigatória e não discricionária".

Em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa,Mariana Vieira da Silva, disse que foi o atual Governo que "decidiu passar a tornar a lista pública", sendo que "isso acontece desde agosto de 2016", e que "não quer fazer nenhum recuo em matéria de transparência".

Num comunicado, o Conselho de Ministros justificou a criação do "enquadramento legal para que a lista de beneficiários de subvenções mensais vitalícias possa continuar a ser publicada" com a necessidade de não existir "um recuo na informação disponibilizada, em prol da transparência e por se tratar de rendimentos auferidos pelo exercício de funções públicas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.