Presidente da República condecorou o médico estomatologista António de Vasconcelos Tavares, o físico Luís Oliveira e Silva e o matemático Eduardo Veloso
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que condecorou com a Ordem da Instrução Pública três personalidades da academia e da ciência em Portugal, defendeu que "o que faz as nações grandes é o conhecimento".
Numa cerimónia esta sexta-feira no antigo Museu dos Coches, em Lisboa, foram condecorados o médico estomatologista António de Vasconcelos Tavares, que foi vice-reitor da Universidade de Lisboa, o físico Luís Oliveira e Silva, que preside ao Conselho Científico do Instituto Superior Técnico, e o matemático Eduardo Veloso, formador de professores e divulgador de ciência.
Marcelo Rebelo de Sousa apontou-os como "três exemplos de excelência" reunidos na mesma cerimónia. "O que quer dizer isto? O que faz as nações grandes é o conhecimento. É a inventiva, é a pesquisa, é a investigação, é o aprofundamento científico, é a pedagogia desse aprofundamento científico, é a sua divulgação na sociedade", defendeu.
"É isso que faz a diferença entre as nações. E o Presidente da República, que quer naturalmente um Portugal mais progressivo em termos do conhecimento, entende dever galardoar aqueles que tudo fizeram, tudo continuam a fazer e tudo farão para o avanço do conhecimento", acrescentou.
António de Vasconcelos Tavares, antigo director da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública. O chefe de Estado enalteceu os seus "anos de dedicação à causa académica, de dedicação científica, de dedicação pedagógica" e destacou a sua passagem pela liderança da Universidade de Lisboa.
A mesma condecoração foi atribuída a Luís Miguel de Oliveira e Silva, que preside ao Conselho Científico ao Departamento de Física do Instituto Superior Técnico. "Tem um percurso cientificamente notável no plano interno e internacional", considerou o Presidente da República, acrescentando que esta distinção "é um galardão à carreira passada, mas é um incentivo à carreira futura".
O matemático Eduardo Veloso, que foi dirigente da Associação de Professores de Matemática (APM), recebeu o título de comendador da Instrução Pública. Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se "muito impressionado" com a sua vida, "que só parcialmente conhecia", e elogiou sua "dedicação de muitas décadas" à pedagogia e à divulgação da matemática.
Marcelo: "O que faz as nações grandes é o conhecimento"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."