O Presidente da República diz que considera ter tomado a opção certa ao não ter aceitado a "casa situada em domínio público marítimo, em condições idílicas".
O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou na terça-feira que um ex-autarca da cidade cabo-verdiana do Mindelo, que não identificou, lhe ofereceu uma casa em domínio público marítimo, mas que recusou.
O chefe de Estado falava numa cerimónia de receção à comunidade portuguesa, num hotel do Mindelo, onde na terça-feira terminaram as comemorações do Dia Portugal, iniciadas em Portalegre, perante o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
"Aqui tive a oferta de um autarca de outros tempos da oportunidade de vir a ter teoricamente uma casa situada em domínio público marítimo, em condições idílicas, mas que a minha intuição me disse que não deveria aceitar em termos de doação", afirmou.
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que tomou a opção certa: "Foi correto. Porventura não teria chegado a Presidente da República".
"Teria tido o prazer de agradar a cabo-verdianos, mas não teria tido realmente aquela preocupação de isenção levada ao extremo, mas que a prazo de umas décadas acabou por se verificar que tinha sido sensata", acrescentou.
No final da sua intervenção, o Presidente da República condecorou o escritor cabo-verdiano Germano Almeida e o ator e encenador português João Branco.
Germano Almeida, autor de "A Ilha Fantástica", "Os Dois Irmãos" e "O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo", entre outras obras, vencedor do Prémio Camões 2018, recebeu o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
João Branco, que chegou em 1992 a Cabo Verde, onde fundou o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, do qual é diretor desde 2014, recebeu o grau de comendador da Ordem do Mérito.
Marcelo diz que ex-autarca cabo-verdiano lhe ofereceu casa em domínio público
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres