"É preciso ultrapassar rapidamente a pandemia, é preciso ultrapassar rapidamente o que há de pior, de mais profundo, desigual e injusto na crise económica e social", disse.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, numa mensagem gravada para a RTPÁfrica, que é preciso "ultrapassar rapidamente" as desigualdades e injustiças do "terrível ano" que acabou, manifestando "confiança" num melhor 2021.
"É preciso ultrapassar rapidamente 2020, é preciso ultrapassar rapidamente a pandemia, é preciso ultrapassar rapidamente o que há de pior, de mais profundo, desigual e injusto na crise económica e social", disse.
O chefe de Estado português, que este ano não dirigiu a tradicional mensagem de Ano Novo aos portugueses por ser candidato às eleições presidências de 24 de janeiro, falou numa mensagem gravada para o programa especial de Ano Novo da RTPÁfrica.
"Isto aplica-se a todo o mundo, aplica-se ao mundo que fala português, à comunidade que integramos, àqueles de entre nós que estão espalhados pelos nossos Estados, um pouco por toda a parte", disse, classificando como "terrível" o ano que terminou.
Para o Presidente da República este "foi um ano difícil por causa da pandemia, da crise económica e social, das barreiras entre povos, do fechar de fronteiras e do aumento das desigualdades, das injustiças no mundo".
Numa nota otimista, expressou "esperança" e "confiança" em 2021, endereçando às populações dos países africanos de língua portuguesa (PALOP) "um abraço universal falando português".
"Acreditamos num melhor 2021. Vamos todos construí-lo em conjunto", disse.
Marcelo diz que é urgente "ultrapassar" desigualdades de 2020
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.