Sábado – Pense por si

Marcelo "discorda" da manutenção de Galamba no Governo

Leonor Riso
Leonor Riso 02 de maio de 2023 às 21:28
As mais lidas

Presidente da República reagiu à decisão de António Costa. Está em causa "o prestígio das instituições" que regem os portugueses.

Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu à manutenção de João Galamba no Governo, decidida pelo primeiro-ministro António Costa após o ministro das Infraestruturas ter apresentado a demissão. 

António Cotrim/Lusa

"O Ministro das Infraestruturas apresentou hoje o seu pedido de demissão, invocando razões de peso relacionadas com a percepção dos cidadãos quanto às instituições políticas. O Primeiro-Ministro, a quem compete submeter esse pedido ao Presidente da República, entendeu não o fazer, por uma questão de consciência, apesar da situação que considerou deplorável", lê-se numa nota no site da Presidência. 

"O Presidente da República, que não pode exonerar um membro do Governo sem ser por proposta do Primeiro-Ministro, discorda da posição deste quanto à leitura política dos factos e quanto à percepção deles resultante por parte dos Portugueses, no que respeita ao prestígio das instituições que os regem."

O primeiro-ministro decidiu não aceitar a demissão de João Galamba do cargo de ministro das Infraestruturas, apesar de o Presidente da República preferir a sua saída.António Costa assumiu a responsabilidade pela sua decisão, que justificou com a sua consciência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!