Os activistas empunharam pequenos cartazes e envergaram camisolas com as palavras de ordem, como por exemplo: "Vamos mudar a tradição, Ponte Lima sem touradas"
Mais de meia centena de pessoas que contestam as touradas manifestaram-se hoje em Ponte de Lima, próximo do local onde decorreu uma corrida de touros integrada no programa das Feiras Novas.
"Conseguimos juntar 57 pessoas. Consideramos que foi um sucesso. Conseguimos o que pretendíamos. Sensibilizar para a necessidade de se acabar com estes espectáculos bárbaros", afirmou hoje à Lusa, a porta-voz do movimento cívico, Liliana Marques.
"Da nossa parte, a ação foi pacífica. Registaram-se algumas tentativas de provocação, mas a polícia ajudou imenso para que tudo corresse sem violência. A PSP foi fantástica. Conseguiu sempre controlar a situação", acrescentou.
O protesto decorreu durante cerca de duas horas, junto à Expolima. Os activistas empunharam pequenos cartazes e envergaram camisolas com as palavras de ordem, como por exemplo: "Vamos mudar a tradição, Ponte Lima sem touradas".
Contactado pela Lusa, o segundo comandante da PSP, Raul Curva adiantou que "a iniciativa contou com a participação de mais de meia centena de manifestantes".
O responsável acrescentou que "ocorreram algumas injúrias e foi identificada uma pessoa. Foi um protesto pacífico".
O protesto começou cerca das 17:30. Os ativistas "começaram a desmobilizar cerca das 19:00".
A ação foi convocada através das redes sociais, numa página criada para o efeito, intitulada "Ponte de Lima Sem Tauromaquia".
Na publicação, o movimento cívico refere que Ponte de Lima "tem tradições e costumes que, em pleno século XXI, não fazem sentido algum, como maltratar animais para divertimento do ser humano", apelando à participação de "todos os que são contra um ato bárbaro, doentio, psicopata e sádico" naquela concentração.
O espetáculo tauromáquico decorreu numa arena amovível instalada no recinto da Expolima, numa organização da Associação Concelhia das Feiras Novas, romaria que termina na segunda-feira.
As corridas de touros regressaram ao programa das Feiras Novas, em 2014, depois de oito anos de interregno.
Mais de meia centena em manifestação contra touradas em Ponte de Lima
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato