Sábado – Pense por si

Líder do PSD/Açores investigado pelo MP alega "defesa do interesse público"

"Lamento que nesta altura queiram pôr em causa a honra do político que está à beira das eleições", afirmou o líder dos sociais-democratas açoriano.

O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que enquanto presidente da Câmara de Ponta Delgada agiu em defesa do interesse do município no caso da venda da Azores Parque, sublinhando a "transparência dos procedimentos".

Em declarações aos jornalistas na ilha das Flores, no âmbito da campanha para as eleições legislativas regionais dos Açores, José Manuel Bolieiro, candidato a presidente do Governo Regional, lamentou que haja uma tentativa de "pôr em causa a honra do político" na véspera do sufrágio, agendado para domingo.

O jornal Público noticia hoje que Bolieiro está a ser investigado pelo Ministério Público pelo crime de insolvência culposa quando era presidente da maior autarquia açoriana, estando em causa a venda da empresa municipal Azores Parque em março 2019.

Segundo o jornal, a empresa encontrava-se falida, tinha mais de 11 milhões de euros de passivo e a autarquia preparava-se para a extinguir e internalizar, quando, naquela data, acabou por a vender por 500 euros.

"Lamento que nesta altura queiram pôr em causa a honra do político que está à beira das eleições. É inequívoca a minha honra, a transparência dos procedimentos", afirmou o líder dos sociais-democratas açorianos.

Bolieiro acrescentou que agiu sempre "em defesa do interesse público, do município e do povo", sublinhando que isso foi "acautelado" neste processo.

"Foi isso que me moveu e é isso que me continua a mover, mesmo neste processo de candidatura para governar os Açores", acrescentou.

Questionado sobre se este caso poderá ter efeitos nas eleições de domingo, o presidente do PSD/Açores afirmou esperar que as pessoas "tenham discernimento" para perceber "onde está a tentativa de ataque de carácter".

Segundo o Público, depois da venda, e em poucos meses, de acordo com um parecer do administrador judicial, parte do ativo imobiliário da sociedade foi vendido e a sua conta bancária completamente esvaziada, na véspera da declaração de insolvência pelo Tribunal de Ponta Delgada (TPD), a pedido do maior credor, o banco Santander Totta.

Entre os investigados está também a atual presidente da autarquia, Maria José Duarte, que substituiu Bolieiro no cargo em junho deste ano e que na altura da venda era vogal da administração da empresa.

José Manuel Bolieiro presidiu ao conselho de administração da Azores Parque entre julho de 2016 e dezembro de 2017, segundo o Público.

Questionada pela Lusa, a assessoria da atual presidente da câmara remeteu comentários para quando estiver concluído o relatório da comissão de inquérito aprovada pela Assembleia Municipal relativamente à venda da empresa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.