Sábado – Pense por si

Líder da CMVM preside ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra

SÁBADO
SÁBADO 09 de fevereiro de 2021 às 09:39
As mais lidas

Gabriela Figueiredo Dias foi escolhida entre as 10 personalidades externas cooptadas.

Gabriela Figueiredo Dias, líder da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi eleita, na segunda-feira, para presidir ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC).

Citada pela assessoria de Imprensa da UC, a jurista considerou tratar-se de "uma honra", a par de "um grande desafio", ir liderar "um órgão tão relevante de uma instituição tão prestigiada".

A nova presidente foi escolhida entre as 10 personalidades externas cooptadas, a 29 de janeiro, para o Conselho Geral da UC. As restantes nove são Alberto Órfão, Alcino Lavrador, Irene Fonseca, Joaquim Menezes, Maria Antónia Athayde Amaral, Maria Vlachou, Nuno Moita, Pedro Couceiro e Rui Ivo.

Líder da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias é mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, de cuja faculdade jurídica foi docente e à qual mantém ligações (sendo convidada, frequentemente, para conferências e sessões em cursos de pós-graduação).

Com um vasto currículo na área da regulação das bolsas e mercados de valores mobiliários, Gabriela Figueiredo representa a CMVM em diversos organismos internacionais, como a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), onde preside ao Comité de Gestão de Investimento, a Organização Internacional de Comissões de Valores (IOSCO) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é composto por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco dos estudantes e dois dos trabalhadores não docentes e não investigadores, a que acrescem 10 personalidades cooptadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.