Gabriela Figueiredo Dias foi escolhida entre as 10 personalidades externas cooptadas.
Gabriela Figueiredo Dias, líder da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi eleita, na segunda-feira, para presidir ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC).
Citada pela assessoria de Imprensa da UC, a jurista considerou tratar-se de "uma honra", a par de "um grande desafio", ir liderar "um órgão tão relevante de uma instituição tão prestigiada".
A nova presidente foi escolhida entre as 10 personalidades externas cooptadas, a 29 de janeiro, para o Conselho Geral da UC. As restantes nove são Alberto Órfão, Alcino Lavrador, Irene Fonseca, Joaquim Menezes, Maria Antónia Athayde Amaral, Maria Vlachou, Nuno Moita, Pedro Couceiro e Rui Ivo.
Líder da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias é mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, de cuja faculdade jurídica foi docente e à qual mantém ligações (sendo convidada, frequentemente, para conferências e sessões em cursos de pós-graduação).
Com um vasto currículo na área da regulação das bolsas e mercados de valores mobiliários, Gabriela Figueiredo representa a CMVM em diversos organismos internacionais, como a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), onde preside ao Comité de Gestão de Investimento, a Organização Internacional de Comissões de Valores (IOSCO) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).
O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é composto por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco dos estudantes e dois dos trabalhadores não docentes e não investigadores, a que acrescem 10 personalidades cooptadas.
Líder da CMVM preside ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."