Já criados três consórcios de instituições de ensino superior que garantem a realização dos exames específicos para a admissão de alunos por esta nova via de ingresso.
O próximo ano letivo vai ter 2.370 novas vagas em 456 licenciaturas para alunos que concluíram o secundário pela via profissionalizante ou pelo ensino artístico, revelou hoje o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
Numa nota enviada às redações, o ministério avança que foram já criados três consórcios de instituições de ensino superior que garantem a realização dos exames específicos para a admissão de alunos por esta nova via de ingresso, consubstanciando a aposta do Governo em "elevar o nível de qualificações e competências" da sociedade portuguesa.
"Atualmente, 45% dos estudantes do ensino secundário frequentam as vias profissionalizantes, mas a sua participação no ensino superior tem-se mantido a um nível muito baixo", assume o MCTES, acrescentando que a iniciativa se insere "no objetivo nacional de garantir que até ao final da legislatura cerca de 40% dos estudantes das vias profissionalizantes prossigam estudos no ensino superior, representando cerca de 10.000 inscritos até 2023".
Os consórcios incluem instituições politécnicas, bem como as universidade do Algarve, Évora, Trás-os-Montes e Alto Douro, Madeira e Açores.
De acordo com o MCTES, as provas vão realizar-se na semana de 20 a 24 de julho.
No Norte e no Sul têm lugar em 24 de julho e no Centro decorrem nos dias 21, 22 e 23 de julho.
"O concurso especial para titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados foi adequado às condições específicas dos estudantes provenientes das vias profissionalizantes do nível secundário, avaliando competências necessárias para frequência do ensino superior", pode ler-se ainda na nota divulgada.
Licenciaturas com 2.300 novas vagas para alunos de vias profissionalizantes e ensino artístico
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."