Proprietária do espaço queixou-se de usurpação de identidade pelos donos do lar em causa.
A Segurança Social fiscalizou em 2018 um lar de idosos ilegal em Pedrouços, naMaia, onde detetou "irregularidades" tendo sido proposta a "sanção acessória de encerramento", anunciou o instituto esta sexta-feira.
A Lusa denunciou o facto a 7 de novembro a partir das informações prestadas pela proprietária da moradia, Maria do Céu Martins, e de uma anterior inquilina, Conceição Fernandes Gomes, que se queixou de usurpação de identidade pelos donos do lar em causa.
No centro da polémica está o pretenso lar de idosos Oásis Jubilante Unipessoal Lda, sito na Rua Tratado das Tordesilhas, n.º 81, em Pedrouços, que a proprietária diz ter descoberto "há quatro meses que funciona sem licenças".
Em resposta escrita à Lusa ao pedido de esclarecimento, a Segurança Social informou que o lar em questão "foi alvo de uma ação de fiscalização em 2018 e da mesma resultou a elaboração de auto de notícia, pelas irregularidades detetadas nas condições de instalação e funcionamento da resposta, nomeadamente a falta de licença de funcionamento".
Decorrente disto, continua a Segurança Social, foi "proposta a aplicação de sanção acessória de encerramento" do lar, cujo "processo está a tramitar nos serviços competentes e segundo as regras próprias que regulamentam este tipo de processos".
Segundo a advogada da proprietária, Isabel Ascensão Gonçalves, a antiga inquilina Conceição Fernandes Gomes, que entre 2011 e 2012 geriu o centro de dia "Nobre Caminho" descobriu e fotografou há três meses que entre "as licenças que figuram numa parede da casa estava a dela, caducada desde outubro de 2012", situação que configura o crime de "usurpação de identidade".
A antiga inquilina avançou com queixas para o Instituto da Segurança Social, Câmara da Maia, Unidade de Saúde Pública Maia-Valongo, Autoridade Nacional de Proteção Civil/Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, Administração Regional de Saúde do Norte e para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
Lar de idosos ilegal na Maia foi proposto fechar em 2018 pela Segurança Social
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?