Sábado – Pense por si

Lar de idosos ilegal na Maia foi proposto fechar em 2018 pela Segurança Social

15 de novembro de 2019 às 20:28
As mais lidas

Proprietária do espaço queixou-se de usurpação de identidade pelos donos do lar em causa.

A Segurança Social fiscalizou em 2018 um lar de idosos ilegal em Pedrouços, naMaia, onde detetou "irregularidades" tendo sido proposta a "sanção acessória de encerramento", anunciou o instituto esta sexta-feira.

A Lusa denunciou o facto a 7 de novembro a partir das informações prestadas pela proprietária da moradia, Maria do Céu Martins, e de uma anterior inquilina, Conceição Fernandes Gomes, que se queixou de usurpação de identidade pelos donos do lar em causa.

No centro da polémica está o pretenso lar de idosos Oásis Jubilante Unipessoal Lda, sito na Rua Tratado das Tordesilhas, n.º 81, em Pedrouços, que a proprietária diz ter descoberto "há quatro meses que funciona sem licenças".

Em resposta escrita à Lusa ao pedido de esclarecimento, a Segurança Social informou que o lar em questão "foi alvo de uma ação de fiscalização em 2018 e da mesma resultou a elaboração de auto de notícia, pelas irregularidades detetadas nas condições de instalação e funcionamento da resposta, nomeadamente a falta de licença de funcionamento".

Decorrente disto, continua a Segurança Social, foi "proposta a aplicação de sanção acessória de encerramento" do lar, cujo "processo está a tramitar nos serviços competentes e segundo as regras próprias que regulamentam este tipo de processos".

Segundo a advogada da proprietária, Isabel Ascensão Gonçalves, a antiga inquilina Conceição Fernandes Gomes, que entre 2011 e 2012 geriu o centro de dia "Nobre Caminho" descobriu e fotografou há três meses que entre "as licenças que figuram numa parede da casa estava a dela, caducada desde outubro de 2012", situação que configura o crime de "usurpação de identidade".

A antiga inquilina avançou com queixas para o Instituto da Segurança Social, Câmara da Maia, Unidade de Saúde Pública Maia-Valongo, Autoridade Nacional de Proteção Civil/Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, Administração Regional de Saúde do Norte e para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.