Empresas de comunicação serão o principal alvo da operação que Polícia Judiciária está a levar a cabo esta quinta-feira.
A Polícia Judiciária (JP) está esta quinta-feira a fazer buscas na sede da Wonderlevel Partners, do consultor de comunicação Luís Bernardo, e na First Five Consulting, de João Tocha, avançou oNOW.
A Operação Concerto, movida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ está a investigar a prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, prevaricação, participação económica em negócio e abuso de poderes, informou a força policial em comunicado.
No terreno estão 150 elementos entre inspetores e peritos informáticos e financeiros e 8 magistrados do Ministério Público. Estão a levar a cabo 10 buscas domiciliárias, 13 a entidades públicas, entre as quais câmaras municipais, e 11 buscas em empresas, gabinetes de contabilidade em Lisboa, Oeiras, Mafra, Amadora, Alcácer do Sal, Seixal, Ourique, Portalegre, Sintra e Sesimbra.
Em declarações ao NOW, Eduardo Dâmaso, subdiretor-geral editorial da Medialivre, refere que existem outros envolvidos no alegado esquema: "Estes empresários e mais duas pessoas, ou três que lhes são bastante próximas apresentariam propostas de fornecimento de serviços de comunicação (...) com preços concertados fazendo com que a atribuição ficasse sempre em casa uma vez que são suspeitos de terem parcerias a outros níveis". A realidade é que a investigação da SÁBADO já referia a presença da mulher de Luís Bernardo, Belmira Canão Bernardo, do sobrinho, Filipe Canão, e do sogro, José da Guia Passos Canão, nos negócios.
Segundo os dados de 2022, só em consultas prévias a Wonderlevel Partners, a Sentinelcriterion, a First Five Consulting, a João Tocha Global e a Remarkable, todas empresas com ligações aos dois empresários, acumularam mais de um milhão de euros em três anos.
O processo de consulta prévia tem por objetivo ir ao mercado e garantir a concorrência, solicitando várias propostas de forma a que a entidade pública possa escolher entre ofertas e preços diferenciados, no entanto o objetivo deste esquema passava por apresentar propostas com valores muito semelhantes para serem ganhos de forma alternada e por vezes um dos candidatos chegava até a desistir de apresentar uma proposta, como aconteceu em 2019 na Câmara Municipal do Barreiro.
A Wonderlevel Partners já confirmou a realização de buscas e afirma que está "naturalmente, a cooperar com as autoridades competentes".
Luís Bernardo e João Tocha são dois empresários conhecidos por serem amigos pessoais e terem colaborado com o governo de José Sócrates. Luís Bernardo foi assessor do ex-primeiro-ministro e diretor de comunicação do Benfica.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.