A passagem da tempestade tropical Helene deixou todas as ilhas do arquipélago sob avisos amarelo, laranja ou - nos casos das Flores e do Corvo - vermelho (o mais grave), devido às previsões de precipitação forte, vento e agitação marítima.
A instabilidade provocada pela interacção dos ciclones tropicais Helene e Joyce deverá continuar a afectar o estado do tempo no grupo Oriental dos Açores, com chuva forte e por vezes acompanhada de trovoada, anunciou este domingo a Protecção Civil.
"O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, uma zona de instabilidade, resultante da interacção entre os ciclones tropicais Helene, que continua a afastar-se do arquipélago, e Joyce, que passará a mais de 250 quilómetros a sul dos Açores, deve condicionar o estado do tempo no grupo Oriental, prevendo-se a ocorrência de precipitação forte", refere um comunicado distribuído esta tarde.
As duas ilhas deste grupo - São Miguel e Santa Maria - estão, por isso, sob dois avisos amarelos devido a precipitação e trovoada, até às 21:00 locais (22:00 em Lisboa).
O aviso amarelo, o terceiro menos grave de uma escala de quatro, condiciona determinadas actividades em função das condições meteorológicas.
A Protecção Civil regional recomenda medidas de autoproteção, como cuidados na circulação e a manutenção dos sistemas de drenagem.
Foram registadas 10 ocorrências, na noite de sábado e na madrugada de domingo, devido à passagem da tempestade tropical Helene, mas "sem danos humanos, nem materiais".
"A maioria das situações ocorreu na ilha das Flores, mas sem provocar danos humanos, nem materiais, estando relacionadas com quedas de árvores e uma pequena derrocada", adiantou, em comunicado.
Segundo o presidente da Protecção Civil dos Açores, Carlos Neves, "foram pequenas situações que, em alguns casos, obstruíram estradas, mas que foram prontamente resolvidas".
Interacção de ciclones tropicais mantém aviso de chuva no grupo Oriental dos Açores
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.