Sábado – Pense por si

Militares da GNR auxiliaram 30 migrantes na ilha grega de Chios

Os migrantes foram vistos por equipas médicas e depois encaminhados para as autoridades locais.

Militares da GNR destacados na ilha grega de Quios ajudaram este domingo30 migrantes, entre os quais 14 crianças, que foram observados por equipas médicas e encaminhados para as autoridades gregas.

A GNR está na Grécia no âmbito de uma missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), realizando patrulhamentos terrestres para prevenir ou detectar actos ilícitos ligados à imigração ilegal ou ao tráfico de seres humanos.

Segundo um comunicado divulgado, os militares da GNR detectaram domingo, durante uma acção de patrulhamento no centro de Nénita, em Quios, um grupo composto por 14 crianças, sete mulheres e nove homens.

Estes migrantes eram de nacionalidade iraquiana, palestiniana e kuwaitiana e terão embarcado na Turquia para a ilha grega.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.