NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Em Junho, o presidente do município, Fernando Medina, tinha estimado que os autocarros que foram adquiridos para reforçar a frota da Carris iriam "chegar em Setembro".
Os autocarros adquiridos pela Câmara de Lisboa para substituir e reforçar a frota da empresa municipal rodoviária Carris deverão estar a circular em "finais de Outubro", estimou este domingo o vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar.
"Não tenho muitas dúvidas de que no final de Outubro, antes do final de Outubro, vamos ter os primeiros [autocarros] já no serviço público de transportes a fazer serviço à população", assegurou o vereador, que integra o executivo municipal liderado por Fernando Medina (PS).
O autarca falava aos jornalistas no final de um desfile de eléctricos históricos, iniciativa da Carris integrada na Semana Europeia da Mobilidade.
No início de Fevereiro, a Câmara de Lisboa assinou o processo de aquisição de 165 novos autocarros movidos a gás natural comprimido, e na altura apontou que uma centena deles deveriam estar nas ruas até ao final do ano.
A estes juntar-se-ão 15 veículos eléctricos, que deverão chegar no primeiro trimestre de 2019, para renovar e ampliar a frota actual.
O primeiro dos veículos encomendados já chegou a Lisboa, mas ainda está a ser "decorado e ultimado", disse o vereador.
"Um autocarro não chega e está pronto a usar. Ele chega, entra nos armazéns da Carris, é equipado com os sistemas de bilhética, os sistemas de controlo, [é preciso] os motoristas terem formação no autocarro... há todo um processo de algumas poucas semanas entre ele estar cá fisicamente e ir para a estrada ao serviço das pessoas", afirmou.
O responsável pela mobilidade em Lisboa indicou que "eles vão chegar mais devagarinho nestas primeiras semanas, mas depois até Julho todas as semanas vão estar a chegar autocarros".
Sobre os eléctricos, Miguel Gaspar apontou que a última vez que foram adquiridos os modelos tradicionais "foi em 1985", enquanto "os eléctricos maiores a última vez que se comprou foi em 1995".
A Carris está a "ultimar os cadernos de encargos" para adquirir mais veículos, continuou, sendo que "são cerca de 20 eléctricos que vão ser encomendados", com as características dos modelos maiores, o que vai permitir "expandir para o Jamor" e "chegar a Santa Apolónia".
"Ao mesmo tempo também estamos a trabalhar no caderno de encargos dos [eléctricos] mais pequenos", que "já não se fabricam, portanto é um projecto que demora mais tempo", referiu o vereador.
Câmara de Lisboa espera ter novos autocarros a circular em finais de Outubro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.