NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Novos técnicos já assinaram o contrato e tiraram "as medidas para o fardamento". A formação arranca no dia 21.
O INEM conta a partir de hoje com mais 200 técnicos de emergência pré-hospitalar, um número que deverá duplicar no final do ano com a abertura de um novo concurso, revelou hoje à Lusa o presidente do instituto.
DR
"É um dia histórico para o INEM porque não só conseguimos pela primeira vez contratar 200 técnicos no mesmo procedimento concursal, como ainda ficamos com uma bolsa de recrutamento de 106 para contratar num procedimento a abrir ainda este ano" com mais 200 vagas, disse Sérgio Janeiro.
O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) explicou que os 106 profissionais que ficaram na bolsa de recrutamento têm "todo o procedimento já feito" e vão ter prioridade no próximo concurso.
No fim deste ano, Sérgio Janeiro estima contar com mais 200 técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH).
"Ao todo este ano, potencialmente, poderão entrar 400 novos TEPH, o que são mais de 40% de aumento relativamente ao efetivo existente, o que é muito significativo", disse, sublinhando que o INEM poderá assim ter os recursos a funcionar "perto dos 100%" e sem recorrer a tanto trabalho extraordinário.
Para Sérgio Janeiro, estes resultados demonstram que "todo o trabalho que tem sido feito no sentido de melhorar as condições de trabalho, as condições remuneratórias, as perspetivas de revisão da carreira, a melhoria dos postos de trabalho e das infraestruturas no INEM, tem tido impacto na imagem do INEM".
Também tem motivado as pessoas a concorrerem ao INEM e a escolherem o organismo para prosseguir "o seu percurso profissional", o que considerou ser "muito recompensador".
Hoje, os novos técnicos assinaram o contrato, tiraram "as medidas para o fardamento" e, entre outros requisitos, fizeram o registo biométrico e na terça-feira vão iniciar o processo formativo.
Com a entrada destes profissionais, o INEM aumenta os seus quadros de TEPH de 900 para cerca de 1.100 que vão ter uma "atuação muito alargada em toda a cadeia de cuidados de socorro que são prestados à população".
"Trata-se de um aumento superior a 20% no efetivo desta classe profissional, o que, naturalmente, nos dará mais margem de manobra para dar uma melhor resposta", comentou Sérgio Janeiro.
Apesar deste aumento, o presidente do INEM reconheceu que continua a ser um número deficitário.
Estes 200 profissionais vão ser distribuídos pelas delegações do INEM nas regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
"É com muita satisfação que se se começam a ver os resultados de todo o trabalho que começou a ser feito logo desde o verão", disse, apontando este concurso que foi aberto em agosto, o concurso do helitransporte, que está em fase de finalização, a aquisição de novas viaturas e a revisão de protocolos com os parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica, dos bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa.
Sérgio Janeiro salientou que estes avanços dão "mais ânimo para continuar e para confiar que o ano de 2025 será um ano de viragem, tanto na qualidade do socorro prestado, como na confiança que a população pode continuar a ter no INEM".
Em dezembro passado, foi alcançado um acordo com o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) que vai permitir a todos os técnicos um aumento salarial de 256 euros a partir de janeiro.
A insatisfação dos técnicos de emergência pré-hospitalar tinha culminado numa greve às horas extra que teve início a 30 de outubro e que, no dia 4 de novembro, coincidiu coma greve da Função Públicae obrigou à paragem de vários meios de socorro, provocando atrasos de horas no atendimento das chamadas para o INEM.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro