Delegado de saúde explicou que foram analisadas as fontes alimentares e a água foi testada, não existindo nada que aponte para uma causa do problema que atingiu as crianças
Não existe "consistência na ligação dos sintomas" das crianças da escola Básica El Rei D. Manuel I, em Alcochete, garantiu o delegado de saúde envolvido na investigação ao caso, Mário Durval, referindo que a ansiedade poderá ser a causa da maioria das queixas. "Um ou algumas crianças poderiam ter alguma virose mas não há consistência na ligação dos sintomas entre elas. Acreditamos que a ansiedade e algum pânico podem estar na origem das queixas", garantiu.
O delegado de saúde explicou que foram analisadas as fontes alimentares e a água foi testada, não existindo nada que aponte para uma causa. "Não foi possível apurar nenhuma causa, nem nenhuma explicação. Até os próprios sintomas não tinham nada de relevante, pois eram dores de cabeça e de barriga. Depois de algumas se queixarem, tudo o que se gerou depois, pode ter levado outras a queixarem-se também", referiu.
Mário Durval explicou que as crianças que foram transportadas ao hospital do Barreiro tiveram todas alta e que nenhuma ficou internada na unidade hospitalar.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, José Martins, indicou àLusaque 32 crianças, entre os 10 e os 13 anos, da Escola Básica El Rei D. Manuel I tiveram na quarta-feira de receber assistência, após queixas de dores de cabeça e barriga, com cinco a serem transportadas para o hospital do Barreiro, por precaução, uma vez que se encontravam engripadas.
As queixas começaram numa criança e estenderam-se a outras, com o comandante a explicar que nem todas as crianças frequentavam as mesmas salas da escola, nem almoçaram a mesma refeição.
Contactada pelaLusa, fonte do hospital do Barreiro disse que "nenhuma criança ficou internada". "Estavam todas clinicamente estáveis, foram observadas e tiveram alta durante o dia de ontem [quarta-feira]", acrescentou.
Indisposição de 32 crianças relacionada com ansiedade
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?