Sábado – Pense por si

Incêndios: Protecção Civil estende alerta especial a seis distritos

Os seis distritos vão passar, a partir das 00h00 desta quarta-feira, para o alerta amarelo da Protecção Civil, o segundo mais grava numa escala de quatro.

A Protecção Civil vai estender, a partir das 00h00 de quarta-feira, o estado de alerta especial relativo aos meios de combate a incêndio aos distritos do Porto, Leiria, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Coimbra. 

O anúncio foi feito pela segunda comandante operacional nacional, Patrícia Gaspar, em declarações aos jornalistas na sede da Autoridade Nacional da Protecção Civil, em Carnaxide, Oeiras, esta terça-feira.

Os seis distritos vão passar, a partir das 00h00, para o alerta amarelo da Protecção Civil, o segundo mais grava numa escala de quatro.

O estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro, que define a "prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de protecção e socorro em conformidade com os riscos associados", já vigorava nos distritos do interior do país, que passam, a partir das 00h00 de quarta-feira, para alerta laranja, o terceiro mais grave.

A Protecção Civil justifica os procedimentos com o agravamento do risco de incêndios florestais devido à previsão do aumento da temperatura e da redução da humidade no ar.

Na quarta-feira, devido ao risco máximo de incêndio apontado para o distrito de Faro, será accionado um meio aéreo de reconhecimento do terreno para o Algarve.

Patrícia Gaspar avisou que "a situação de severidade" se estenderá até à próxima terça-feira, assegurando que "todo o dispositivo está operacional".

A Marinha e o Exército vão reforçar, com mais 19 patrulhas e 76 militares, o apoio à Protecção Civil entre quarta-feira e domingo devido à onda de calor, podendo as acções serem prolongadas caso a meteorologia o justifique.

Este ano, o dispositivo de combate a fogos florestais engloba 56 meios aéreos (incluindo um na Madeira), cerca de 11 mil operacionais e mais de três mil meios terrestres (nomeadamente viaturas), enumerou Patrícia Gaspar.

Os dois aviões que estiveram nos incêndios da Suécia chegam na quinta-feira a Portugal, adiantou.

A segunda comandante operacional nacional da Protecção Civil lembrou que a limpeza das matas e florestas "é um esforço" que tem de ser "continuado" e apelou à população para "ouvir e acatar os conselhos" que forem dados pelas autoridades.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.