O incêndio que deflagrou hoje à tarde no concelho de Odemira (Beja) já mobilizava mais de 160 operacionais, apoiados por seis meios aéreos, às 17:45, mas sem ameaçar casas ou pessoas, revelou a Proteção Civil.
Bombeiros costas
O responsável do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, Vítor Cabrita, disse à agência Lusa que o fogo está a queimar mato e tem "duas frentes ativas, uma delas a lavrar com grande intensidade", mas "não existem pontos sensíveis, para já", ou seja, não ameaça a pessoas ou habitações.
Neste ponto da situação feito ao final da tarde, o comandante explicou que o combate às chamas mobilizava, na altura, "um total de 162 operacionais, apoiados por 49 veículos e seis meios aéreos".
Os "acessos difíceis" e o vento, que "sopra com grande intensidade", estão a dificultar a tarefa dos bombeiros.
"O vento é muito inconstante, muda de direção continuamente, o que dificulta grandemente o trabalho do combate do dispositivo de bombeiros", explicou.
Ainda assim, Vítor Cabrita destacou que a expectativa é a de que o dispositivo no terreno possa vir a "dominar o incêndio nas próximas horas".
O CDOS disse à Lusa que o alerta para este incêndio numa zona de mato, na freguesia de Colos, no concelho de Odemira, foi dado às 12:44.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.