O reforço do patrulhamento decorre do "agravamento do risco de incêndio florestal" previsto para os próximos dias, segundo um comunicado divulgado hoje pela GNR.
AGuarda Nacional Republicana(GNR) anunciou esta quarta-feira que vai reforçar o patrulhamento terrestre no território continental até 31 de março para prevenir incêndios florestais.
O reforço do patrulhamento decorre do "agravamento do risco deincêndioflorestal" previsto para os próximos dias, segundo um comunicado divulgado hoje pela GNR.
A GNR pretende alertar a população residente junto a áreas florestais e agrícolas do continente para a proibição de realizar queimadas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais, bem como de ações de gestão de combustível que recorram ao fogo.
A Guarda Nacional Republicana desaconselha ainda a população de "fumar, fazer lume ou fogueiras" e "fumigar ou desinfestar apiários sem fumigadores equipados com dispositivos de retenção de faúlhas".
Além disso, recomenda a utilização de "tratores, máquinas e veículos pesados de transporte que possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés".
A ação de reforço de patrulhamento da GNR coloca em prática as medidas definidas pela Declaração da Situação de Alerta, assinada no dia 26 de março pelos ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Esta declaração determinou o "reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos de risco e de apoio geral às operações de proteção e socorro".
As temperaturas acima do habitual para a época e o "acentuado aumento da intensidade do vento" são condições meteorológicas excecionais já atestadas pelaAutoridade Nacional de Proteção Civil(ANPC) no aviso emitido à população a 25 de março.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) tinha já emitido a 25 de março um aviso à população sobre o agravamento do perigo de incêndio, devido à manutenção de temperaturas acima do habitual para a época e ao "acentuado aumento da intensidade do vento". No mesmo aviso, A ANPC recomendou "a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação".
Incêndios: GNR reforça patrulhamento no continente até 31 de março
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.