
Incêndios: Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste.
“Vivemos num país onde as famílias vivem sufocadas por rendas impossíveis, onde maternidades fecham e urgências colapsam. Vivemos num país que continua a arder porque o Estado não consegue reunir meios de prevenção e de combate eficazes aos incêndios. Vivemos num país onde o nosso turismo, que é um motor da economia, cresce sem qualquer tipo de planeamento, pressiona a habitação, expulsa residentes e encarece a vida de quem cá vive. [...] Quando vai garantir a mobilidade digna e acessível para quem vive nas regiões autónomas", criticou o deputado Filipe Sousa.
O incêndio que deflagrou domingo na Bordeira, no Algarve, pouco depois do meio-dia, destruiu uma casa de segunda habitação em Aljezur, que se encontrava desocupada.
Fonte do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve disse à Lusa que o combate ao incêndio no concelho de Lagos estava a evoluir favoravelmente, não existindo já "ameaças sobre qualquer aglomerado populacional".
O alerta aconteceu pelas 11:05 para a localidade de Vale Abrigoso, distrito de Viseu.
Na Península Ibérica, as emissões, que até ao início de agosto estavam abaixo da média, aumentaram significativamente em apenas uma semana.
Estão previstos 135 minutos para a discussão da proposta.
O alerta para este incêndio foi dado cerca das 10:30 e às 13:00, segundo a página de Internet da Autoridade Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
"As elevadas emissões causadas por estes incêndios têm o potencial de afetar não só as cidades espanholas, mas também o resto da Europa Ocidental e todo o continente", disse o cientista-chefe da Organização Meteorológica Mundial.
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
"Os incêndios que sofremos este ano também os sofreu Portugal e, portanto, vamos propor ao Governo português e ao Governo francês que possamos trabalhar conjuntamente nesse pacto de", afirmou Pedro Sánchez.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
O encerramento acontece no final de um mês que foi marcado pelos incêndios florestais de grande dimensão.
O exército russo lançou ataques durante a noite na cidade ucraniana.
André Ventura apresentou esta sexta-feira um pacote de medidas relacionadas com os incêndios.
Fogos continuam ativos e ainda não há um balanço dos prejuízos.