Chamas estão a ser combatidas por 82 operacionais, apoiados por 24 viaturas e um meio aéreo.
Um incêndio que deflagrou este domingo à tarde na encosta do Castelo deSesimbra(Setúbal) obrigou à retirada de "cerca de 50 pessoas" que se encontravam "a visitar" o monumento, transportadas para "local seguro", revelou a GNR.
O alerta para o incêndio na zona do Castelo de Sesimbra, que está a consumir mato, foi dado às 16h38, segundo a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Contactada pela agênciaLusa, fonte do Comando Territorial de Setúbal da GNR explicou que o fogo começou "na zona envolvente ao castelo", em cujas instalações se encontravam "cerca de 50 pessoas e entre 25 a 30 veículos".
"Tenho a informação de que tanto as pessoas como os veículos já foram retirados, de forma progressiva, para evitar a confusão e, calmamente, foram transportados para um local seguro", disse.
Questionada pelaLusa, a mesma fonte disse que, das pessoas retiradas do interior do castelo pela GNR, "ninguém apresentava ferimentos".
"Os meios de combate estão, agora, a proceder às ações de combate ao incêndio", limitou-se a acrescentar a fonte da GNR.
Segundo a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o combate às chamas mobilizava, às 18h38, um total de 82 operacionais, apoiados por 24 viaturas e um meio aéreo.
Até essa hora, aLusanão tinha conseguido obter esclarecimentos da parte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, devido à operação de combate ao fogo.
Notícia atualizada às 19h00.
Em atualização
Incêndio na encosta do Castelo de Sesimbra leva à retirada de 50 pessoas do monumento
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.