Sábado – Pense por si

Incêndio na encosta do Castelo de Sesimbra leva à retirada de 50 pessoas do monumento

Chamas estão a ser combatidas por 82 operacionais, apoiados por 24 viaturas e um meio aéreo.

Um incêndio que deflagrou este domingo à tarde na encosta do Castelo deSesimbra(Setúbal) obrigou à retirada de "cerca de 50 pessoas" que se encontravam "a visitar" o monumento, transportadas para "local seguro", revelou a GNR.

O alerta para o incêndio na zona do Castelo de Sesimbra, que está a consumir mato, foi dado às 16h38, segundo a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Contactada pela agênciaLusa, fonte do Comando Territorial de Setúbal da GNR explicou que o fogo começou "na zona envolvente ao castelo", em cujas instalações se encontravam "cerca de 50 pessoas e entre 25 a 30 veículos".

"Tenho a informação de que tanto as pessoas como os veículos já foram retirados, de forma progressiva, para evitar a confusão e, calmamente, foram transportados para um local seguro", disse.

Questionada pelaLusa, a mesma fonte disse que, das pessoas retiradas do interior do castelo pela GNR, "ninguém apresentava ferimentos".

"Os meios de combate estão, agora, a proceder às ações de combate ao incêndio", limitou-se a acrescentar a fonte da GNR.

Segundo a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o combate às chamas mobilizava, às 18h38, um total de 82 operacionais, apoiados por 24 viaturas e um meio aéreo.

Até essa hora, aLusanão tinha conseguido obter esclarecimentos da parte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, devido à operação de combate ao fogo.

Notícia atualizada às 19h00.

Em atualização

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.