Sábado – Pense por si

Incêndio em Oliveira de Azeméis mobiliza mais de 400 bombeiros e três meios aéreos

26 de março de 2019 às 17:40
As mais lidas

O incêndio que lavra desde as 3h30 no Pinheiro da Bemposta obrigou à evacuação de uma casa isolada.

O incêndio que lavra desde as 3h30 no Pinheiro da Bemposta, em Oliveira de Azeméis, obrigou à evacuação de uma casa isolada e, pelas 117h40, mobilizava 423 operacionais e três meios aéreos. Segundo o site da Proteção Civil, estão no local 127 meios terrestres. 

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro afirmou à Lusa que, depois de o incêndio estar reduzido a uma frente ativa por volta das 10h00, ao início da tarde ocorreram reacendimentos e, por esta altura, está a ser combatido em quatro frentes. A mesma fonte atribuiu aos "ventos muitos fortes" que se fazem sentir na região o agravamento da situação.

Fernando Maciel, segundo-comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, acrescentou que houve necessidade de evacuar uma habitação isolada, mas realçou que essa "não ardeu".

Já a fonte do CDOS referiu que o imóvel estava destinado "a lavoura, para guardar alfaias agrícolas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.