Sábado – Pense por si

Incêndio em Alijó combatido por mais de uma centena de bombeiros

O comandante operacional distrital de Vila Real, Álvaro Ribeiro, relata que o incêndio iniciou-se com "uma intensidade muito grande" numa zona de "forte declive".

Um incêndio lavra hoje numa zona de mato, em Perafita, Vila Verde, concelho de Alijó e distrito de Vila Real, mobilizando mais de 100 operacionais, informou a Proteção Civil, apontando a falta de acessos e o vento como obstáculos no combate às chamas.

O comandante operacional distrital de Vila Real, Álvaro Ribeiro, disse à Lusa que o incêndio iniciou-se com "uma intensidade muito grande" numa zona de "forte declive", com "acessos inexistentes".

O fogo, cujo alerta foi registado às 18:28, consome mato, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Cerca das 21:00 mantinham-se três frentes ativas, com o vento e a falta de acessos a dificultarem o combate do fogo, segundo Álvaro Ribeiro, que não adiantou mais informações.

O incêndio mobilizava, perto da hora referida, 180 operacionais e 54 viaturas. Sete meios aéreos estiveram no combate ao incêndio mas foram desativados com o cair da noite.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.