Neste ano, aconteceu a visita do agora papa emérito Bento XVI a Portugal.
O antigo cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, conseguiu que uma notícia em que eram revelados os abusos sexuais cometidos por Ximenes Belo, antigo bispo de Díli (em Timor-Leste) não viesse a público em 2010. Neste ano, aconteceu a visita do agora papa emérito Bento XVI a Portugal.
De acordo como jornal Observador, D. José Policarpo (que morreu em 2014) negociou de forma a que nada fosse publicado.
Ximenes Belo veio para Portugal depois de renunciar ao seu cargo em Timor-Leste. De seguida, trabalhou em Moçambique.
As primeiras denúncias relativas a abusos sexuais por ele cometidose agora alvo de um artigo numa revista holandesaremontam a 2002. Em 2010, Ximenes Belo abordou os abusos sexuais no seio da Igreja, durante um encontro com alunos do ensino secundário. "Somos pecadores (…) vamos rezar, vamos esforçar-nos para que não aconteça mais", disse.
Ximenes Belo saiu dos Salesianos
De acordo com o jornal i, o ex-bispo vivia no colégio dos Salesianos de Lisboa. Esta quarta-feira, as malas acumulavam-se na sua residência e o paradeiro do ex-bispo não é conhecido.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.