Na manhã de terça-feira o hospital de Évora recusou o socorro a um homem que se sentiu mal e caiu a poucos metros da urgência.
A Inspeção-Geral das Atividade em Saúde determinou a abertura de um inquérito para apurar os factos relacionados com a ausência de socorro imediato do hospital de Évora a um homem que se sentiu mal perto da unidade hospitalar.
Cofina Media
Num comunicado publicado esta quarta-feira no seu 'site', a Inspeção-Geral das Atividade em Saúde (IGAS) indicou que o inquérito, determinado por despacho do inspetor-geral, António Carapeto, foi instaurado na terça-feira, dia em que ocorreu o caso.
O processo de inquérito visa "verificar os factos relacionados com a ausência de socorro imediato a utente pelo Hospital do Espírito Santo de Évora", adiantou.
Uma fonte da tutela já tinha revelado à Lusa que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, tinha pedido à IGAS uma avaliação do caso.
Também oMinistério Público (MP) instaurou um inquéritoao caso "com o objetivo de se investigar eventual ilícito criminal", segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR) numa resposta a questões colocadas pela Lusa através de correio eletrónico.
O inquérito corre termos no Departamento de Investimento e Ação Penal (DIAP) de Évora.
Na manhã de terça-feira, noticiou a SIC, o hospital de Évora recusou o socorro a um homem que se sentiu mal e caiu a poucos metros da urgência.
Segundo o canal televisivo, as pessoas que passavam na rua pediram auxílio ao hospital, que estava a cerca de 20 metros de distância, mas foi-lhes respondido que teriam de ligar para o número de emergência 112.
A ambulância chegou ao local 20 minutos depois, fazendo o transporte do homem até à urgência hospitalar, situada do outro lado da rua.
De acordo com a SIC, o homem terá tido um princípio de acidente vascular cerebral (AVC).
A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), que gere o hospital de Évora, ainda não se pronunciou sobre o caso.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.