Sábado – Pense por si

Hugo Pires pede parecer sobre a sua compatibilidade em assuntos de habitação

25 de outubro de 2018 às 15:57
As mais lidas

O dirigente socialista Hugo Pires requereu à subcomissão de ética um parecer sobre a compatibilidade entre os seus interesses empresariais e o exercício da presidência do grupo de trabalho parlamentar para o sector da habitação.

O dirigente socialista Hugo Pires requereu à subcomissão de ética um parecer sobre a compatibilidade entre os seus interesses empresariais e o exercício da presidência do grupo de trabalho parlamentar para o sector da habitação.

Esta iniciativa de Hugo Pires, deputado eleito por Braga e também secretário nacional do PS para a Organização, foi transmitida aos jornalistas pelo líder da bancada socialista, Carlos César.

Segundo a edição online do DN, o deputado Hugo Pires tem 50% de uma imobiliária, é proprietário e gerente de uma empresa de arquitetura, engenharia e construção que declara, entre as suas atividades, o alojamento turístico.

"O senhor deputado Hugo Pires solicitou à subcomissão de Ética que esclareça se há ou não alguma incompatibilidade. Se houver [incompatibilidade], substituiremos o deputado na coordenação. Se não houver, ele fará o seu trabalho com a proficiência que lhe conhecemos", declarou Carlos César.

Hugo Pires substituiu a deputada independente socialista Helena Roseta na presidência deste grupo de trabalho parlamentar destinado a preparar uma reforma global na legislação sobre o mercado da habitação.

Perante esta questão sobre a eventual incompatibilidade de Hugo Pires no exercício da presidência do grupo de trabalho parlamentar sobre habitação, o líder da bancada socialista começou por observar que "todo o país tem interesses no alojamento local, ou favoráveis, ou desfavoráveis".

"Eu, pessoalmente, não serie impedido de discutir o ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) por ter um carro a diesel. Em todo o caso, se se entrar nesse clima de intensidade quanto aos interesses de cada um, então a conduta a adoptar é aquela que adotou, solicitando à subcomissão de Ética que esclareça de há ou não alguma incompatibilidade", acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.