Um burlão foi hoje condenado no Porto a dois anos e 10 meses de prisão suspensa, mediante o pagamento de seis mil euros a uma instituição de solidariedade
O arguido "engendrou um plano para extorquir dinheiro à mulher sob a capa de empréstimo, sabendo bem que nunca lhe iria pagar", disse a magistrada do colectivo de juízes do Tribunal São João Novo.
O homem de 59 anos, a residir no Porto, conheceu a mulher de 69, divorciada e emigrada há 50 anos nos EUA, na rede social Facebook em 2012. Após horas e dias de conversas, criaram uma relação amorosa e o homem convenceu a vítima a comprar um telemóvel e transferir-lhe 25 mil euros para investir num negócio de vinhos.
A ofendida só viria a descobrir a burla em 2014, após chegar ao aeroporto e o arguido não estar à espera dela, como havia sido combinado. Depois, deixou de lhe atender o telemóvel.
O colectivo de juízes optou pela suspensão da pena pelo crime de burla agravada devido à idade do arguido e ao facto de não ter antecedentes criminais, mas está sujeita ao pagamento de seis mil euros à instituição de solidariedade Mundos de Vida precisamente no período de dois anos e 10 meses.
"O ter este machado sobre a sua cabeça irá fazê-lo pensar na vida de outra maneira", disse.
Durante o julgamento, o arguido, reformado e divorciado, confirmou que conheceu a mulher pela Internet e criou "um certo carinho", mas nunca chegaram a conhecer-se, tendo-se cruzado pela primeira vez no âmbito deste processo.
O arguido pediu desculpas à ofendida, dizendo que não queria prejudicá-la e ir fazer de tudo para lhe devolver o dinheiro.
Já a mulher, emocionada a relatar os factos, disse ter-se apaixonado por ele, mesmo não o conhecendo pessoalmente, porque vive sozinha, não tem família nos EUA e tem problemas de autoestima.
E realçou: "ele pediu-me duas vezes em casamento e falávamos em eu vir para cá para vivermos juntos e acreditei nele, mas fui enganada."
Homem que burlou mulher no Facebook condenado a pena suspensa
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.