Sábado – Pense por si

Homem morre na praia após INEM demorar quase 40 minutos e sem VMER disponível

Alexandre R. Malhado , Leonor Riso 07 de agosto de 2023 às 07:00

Ocorrência deu-se na praia da Lota, em Manta Rota. INEM garante que "não se confirma atraso na assistência", mas que VMER seguiu para outra situação de emergência.

Um homem de 58 anos morreu este domingo na praia da Lota, Manta Rota, Algarve após sofrer uma paragem cardiorrespiratória ao sair da água pelas 13h15. O homem foi prontamente assistido com tentativas de reanimação por banhistas profissionais de saúde - dois enfermeiros e uma médica que se encontravam na praia -, e por nadadores salvadores, que fizeram a primeira chamada de emergência cerca de cinco minutos depois, pelas 13h20. Desde a primeira chamada, o INEM demorou 40 minutos a chegar - a Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Vila Real de Santo António, composta por uma enfermeira e uma técnica do INEM, chegou pelas 14h10, testemunhou aSÁBADOno local - e não accionou o único VMER disponível na zona por estar a 45 minutos de distância. Quando chegou o INEM, o VMER - dispositivo de intervenção com um médico e um enfermeiro que dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida - já estava indisponível. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.