Sábado – Pense por si

Quanto tempo demora o INEM a chegar à praia?

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 18 de agosto de 2023 às 20:00

Se tiver uma paragem cardiorrespiratória numa praia de Albufeira tem mais hipóteses de receber suporte avançado de vida do que se estiver em Manta Rota. A SÁBADO fez uma estimativa.

Chegou o tempo de praia e férias com amigos e família. Mas os imprevistos acontecem – e as emergências médicas também. Desde o início de agosto, duas pessoas entraram em paragem cardiorrespiratória no Algarve e morreram no areal. O caso mais recente aconteceu em Quarteira, dia 13, numa zona não vigiada entre as praia de Vale do Lobo e a praia de Loulé Velho. Neste caso, o francês de 49 anos ainda recebeu manobras de reanimação por uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), dispositivo de intervenção com um médico, um enfermeiro e equipamento de Suporte Avançado de Vida. Mas nem sempre é assim: não foi acionada VMER no outro caso, um banhista que entrou em paragem na Praia da Lota, Manta Rota, porque estava a… 45 minutos de distância.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres