Sábado – Pense por si

Habitação. Soluções dos partidos ficam aquém dos problemas, avaliam especialistas

Diogo Barreto
Diogo Barreto 29 de fevereiro de 2024 às 07:00

A SÁBADO pediu a especialistas que avaliassem as melhores e piores propostas dos programas partidários relativamente a vários temas. Na habitação, todos têm falhas.

A questão da habitação tem sido um dos temas centrais da campanha e dos programas políticos. Quartos com preços altos, incapacidade de comprar casa ou despejos iminentes são alguns dos problemas que os portugueses referem como os principais que enfrentam atualmente. Da criação de  um parque habitacional público em linha com os valores europeus, limitações às rendas ou apoio nos créditos à habitação, especialistas no tema avaliam as principais propostas dos partidos que se candidatam às eleições de 10 de março. Nota: nenhum programa é perfeito. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.