Sábado – Pense por si

Educação. Da questão central dos professores à tentação "ideológica" de mexer nos currículos

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 05 de março de 2024 às 07:00

Na campanha para as legislativas quase todos os partidos prometem devolver o tempo de serviço aos professores, uma questão vista como central para os especialistas ouvidos pela SÁBADO. Já o regresso dos exames ou mudanças nos currículos são mais propostas ideológicas do que soluções científicas.

Os professores são sempre uma questão central quando se discute Educação. E depois dealgumas das maiores manifestações da última década, pela devolução do tempo de serviço que tinha sido congelado antes e durante o período da troika, tornaram-se uma bandeira eleitoral. Quase todos os partidos com assento parlamentar admitem que se saírem vencedores das Legislativas de 10 de março vão devolver este tempo e valorizar a carreira docente. Uma questão que os especialistas ouvidos pelaSÁBADOconcordam ser fulcral e que pode ter repercussões na melhoria da educação no País - "O grau de empenho depende muito do bem-estar que se sente e a classe sente-se destratada", descreve Benedita Portugal e Melo, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (UL).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.