Sábado – Pense por si

Educação. Da questão central dos professores à tentação "ideológica" de mexer nos currículos

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 05 de março de 2024 às 07:00

Na campanha para as legislativas quase todos os partidos prometem devolver o tempo de serviço aos professores, uma questão vista como central para os especialistas ouvidos pela SÁBADO. Já o regresso dos exames ou mudanças nos currículos são mais propostas ideológicas do que soluções científicas.

Os professores são sempre uma questão central quando se discute Educação. E depois dealgumas das maiores manifestações da última década, pela devolução do tempo de serviço que tinha sido congelado antes e durante o período da troika, tornaram-se uma bandeira eleitoral. Quase todos os partidos com assento parlamentar admitem que se saírem vencedores das Legislativas de 10 de março vão devolver este tempo e valorizar a carreira docente. Uma questão que os especialistas ouvidos pelaSÁBADOconcordam ser fulcral e que pode ter repercussões na melhoria da educação no País - "O grau de empenho depende muito do bem-estar que se sente e a classe sente-se destratada", descreve Benedita Portugal e Melo, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (UL).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.