Só em 15 países das Nações Unidas não há registo consular da presença de portugueses, informou o o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Portugal tem registo consular de portugueses em 178 dos 193 países que fazem parte das Nações Unidas, disse esta sexta-feira em Penafiel o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, no III Encontro de Investidores da Diáspora.
Numa intervenção na sessão de abertura do evento que decorre até sábado organizado pela Comissão Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no distrito do Porto, o governante apresentou também números com base nas últimas estimativas, de 2017.
"Se usarmos como critério o registo consular (...) temos portugueses residentes em 178 países do mundo", destacou o ministro, para quem "considerando que os países-membros das Nações Unidas são 193, isto quer dizer que só em 15 países não há registo consular da presença de portugueses".
Continuando a falar de números, Santos Silva recorreu às "últimas estimativas, de 2017", para admitir que haverá "quase 2,3 milhões naturais de Portugal que há mais de um ano residem noutro país".
"Isto significa entre 21 e 22% do conjunto da população portuguesa, ou seja, entre um quinto e um quarto da população nascida em Portugal reside fora do país", frisou o governante, relativamente a uma contabilidade que, se for considerado "o número de luso-descendentes que vivem no estrangeiro, ela ultrapassa e muito os cinco milhões de pessoas".
E prosseguiu: "isso significa metade da população portuguesa e um terço dos nacionais portugueses ou de pessoas que o podem ser a qualquer momento (...) e dá uma dimensão muito importante às comunidades portuguesas que residem no estrangeiro e faz da relação com essas comunidades um eixo central de qualquer política pública".
Há pelo menos um português em quase todos os países do mundo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."