O antigo primeiro-ministro António Guterres vence a quarta votação para o cargo de secretário-geral da ONU que ocorreu esta sexta-feira
O antigo primeiro-ministro António Guterres vence a quarta votação para o cargo de secretário-geral da ONU que ocorreu esta sexta-feira.
Votado entre membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Guterres teve 12 votos "encoraja", dois "desencoraja" - melhorando o resultado da anterior votação - e um "sem opinião". Durante a votação, cada um dos 15 membros do conselho indicou se "encoraja", "desencoraja" ou "não tem opinião" sobre os 11 candidatos. Face à votação anterior, António Guterres melhorou, anuncia Michelle Nichols, correspondente da Reuters nas Nações Unidas.
#Portugal's Antonio Guterres still in lead for #NextSG with 12 encourage 2 discourage and one opinion - diplomats
Na corrida a Secretário-Geral, liderada pelo antigo primeiro-ministro português, continuam dez candidados, tendo só desistido Vesna Pusic, ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Croácia, e Igor Lukšic, ex-primeiro-ministro do Montenegro.
Duas outras votações estão agendadas: uma semelhante às primeiras quatro, que acontece a 26 de Setembro, e uma na primeira semana de Outubro, em que os votos dos membros permanentes do conselho, que têm poder de veto sobre os candidatos, serão destacados. À medida que vão recebendo votações desfavoráveis, espera-se que os candidatos vão desistindo da corrida, até que o Conselho de Segurança da ONU indique unanimemente o nome de um candidato.
António Guterres venceu as três primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de Julho, 5 de Agosto e 29 de Agosto.
Guterres vence quarta votação para secretário-geral da ONU
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.