Sábado – Pense por si

Governo recua: afinal gasolineiras vão poder vender tabaco

SÁBADO
SÁBADO 26 de maio de 2023 às 10:37
As mais lidas

A versão final da proposta do diploma enviada para a Assembleia da República, a que o Público teve acesso, omite esta proibição. 

O Governo recuou, pelo que, afinal, vai ser possível vender tabaco em bombas de gasolina, ao contrário do que estava previsto na versão inicial da proposta de lei do tabaco.

Entretanto, o texto final da proposta do diploma enviado para a Assembleia da República,a que o Público teve acesso, omite esta proibição. 

Em declarações ao jornal, a secretária de Estado da Promoção da Saúde Margarida Tavares, explicou que "havia alguns pontos que tinham ficado em aberto e essa questão [dos postos de combustíveis] foi levantada na reunião do Conselho de Ministros".

Assim, "reconheceu-se que, geograficamente, poderia haver iniquidades [no acesso] com a questão das bombas de gasolina", acrescentou Margarida Tavares.

Após ter sido conhecido o projeto do Governo, houve uma chuva de críticas sobre a proposta do diploma, deste o setor das gasolineiras, aalguns vultos do PartidoSocialista,como a antiga ministra da Saúde, Marta Temido,e a ex-ministra Alexandra Leitão e a deputada socialista Isabel Moreira.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.