Sábado – Pense por si

Cobrar taxa de subsolo na fatura do gás é ilegal

SÁBADO
SÁBADO 26 de maio de 2023 às 09:59
As mais lidas

Desde 2017 que deveria ter sido abandonada a cobrança desta taxa por parte das empresas. Governo vai clarificar a regra.

O Supremo Tribunal Administrativo considerou ilegal a cobrança da taxa municipal de ocupação do subsolo na fatura do gás natural. Em causa está o cumprimento de uma norma do Orçamento do Estado para 2017 que proibia os fornecedores de fazerem repercutir essa taxa nos clientes, escreve oJornal de Notícias.

Vasco Cândido/CMTV

Para o Governo esta despesa tem de ser assumida pelas empresas fornecedoras. "Desde 1 de janeiro de 2017 que passou a ser vedado às empresas operadoras de infraestruturas refletirem as taxas municipais de ocupação de subsolo sobre os respetivos consumidores finais", esclareceu o Ministério da Coesão Territorial em resposta ao JN. Apesar de considerar a norma clara, o Governo vai avançar com uma clarificação da mesma.

Valores pagos pelos consumidores variam de município para município. No Cartaxo, 200 kWh custam 7,54 euros, o que faz deste o concelho mais caro do País. Já o mais barato, entre os que cobram esta taxa, é Vila Nova de Famalicão com um valor de 16 cêntimos por 200 kWh.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.