Grupo de trabalho interministerial vai identificar os constrangimentos no setor da animação turística e produzir relatórios semestrais durante dois anos.
O Governo criou um grupo de trabalho interministerial que vai identificar os constrangimentos no setor da animação turística e produzir relatórios semestrais durante dois anos, para facilitar o crescimento das empresas, revela um despacho hoje publicado.
O Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Animação Turística pretende avaliar os "diversos constrangimentos" que, tal como o Governo admite no despacho, estão identificados na atividade de animação turística, face à existência de diferentes tutelas na gestão dos recursos naturais e culturais, e face à necessidade de encontrar soluções que apoiem o crescimento das micro, pequenas e médias empresas de animação turística e de contribuir para uma "fruição turística sustentável desses recursos".
O Governo pretende assim "reforçar" a colaboração estratégica entre as áreas que tutelam a animação turística, "aprofundando a cooperação já existente" no âmbito da atividade, incluindo operadores marítimo-turísticos, e definiu quatro objetivos ao grupo de trabalho, entre os quais a desburocratização de procedimentos, eliminação de sobreposição de autorizações e clarificação das regras aplicáveis que facilitem o crescimento das empresas de animação turística.
O grupo tem ainda de "assegurar" a sustentabilidade dos recursos através da definição de "critérios claros e uniformes" de usufruto desses recursos, tem de "clarificar" a distinção entre as atividades lúdicas dos profissionais de animação turística e outras atividades que, embora exigindo competências técnicas semelhantes, configurem outros perfis profissionais, com objetivos distintos e pertencentes a outros setores de atividade.
E tem ainda de facilitar o acesso das empresas de animação ao desenvolvimento de atividades na Rede Nacional de Áreas Protegidas, Rede Natura 2000 e outras áreas classificadas, através da "clarificação e simplificação" de procedimentos e do "incremento de uma maior cooperação" entre os organismos e as empresas na preservação dos recursos naturais.
O grupo de trabalho integra representantes do Turismo de Portugal, que coordena, da Autoridade Marítima Nacional e Ministério da Defesa Nacional, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, do Instituto Português Desporto e Juventude, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e da Autoridade de Mobilidade e dos Transportes.
Governo cria grupo de trabalho para fomentar animação turística
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.