Sábado – Pense por si

Governo acusa Ana Jorge de "atuações gravemente negligentes" na SCML

Pedro Mota Soares é apontado como o mais forte candidato a assumir o cargo.

Ana Jorge foi exonerada do cargo de provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e no despacho de exoneração publicado em Diário da República esta terça-feira, o Governo acusa-a de negligência grave. 

O despacho justifica a decisão pela "não prestação de informações essenciais ao exercício da tutela, nomeadamente, a falta de informação à tutela sobre o relatório e contas de 2023", "a ausência de resposta de todos os pedidos de informação até agora solicitados" e acusa ainda Ana Jorge de "atuações gravemente negligentes que afetam a gestão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nomeadamente a ausência de um plano de reestruturação financeira". 

A situação financeira frágil em que a instituição se encontra e a mudança de Governo ditaram o afastamento de Ana Jorge, que tinha assumido o cargo apenas no ano passado. 

Conforme aSÁBADOavançou ainda no dia de ontemPedro Mota Soares é o mais forte candidato a assumir o cargo. O advogado foi ministro da Solidariedade, Trabalho e Segurança Social no Governo de Pedro Passos Coelho, o último de uma coligação entre o PSD e o CDS antes de Luís Montenegro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.