A GNR vai intensificar, a partir de segunda-feira, as ações de apoio aos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima para as celebrações de 12 e 13 de maio, foi este sábado anunciado.
GNR vai estar mais próxima dos omerciantes e clientesDR
A operação "Peregrinação Segura 2026", que decorrerá até 13 de maio, tem como objetivo "garantir a segurança rodoviária, a fluidez da circulação nas principais vias de acesso e a proteção de todos os fiéis", reduzindo riscos "em percursos que apresentam tráfego intenso e bermas estreitas".
Em comunicado, a GNR explicou que fará "a monitorização permanente dos fluxos de tráfego nas vias mais críticas".
Com a intenção de "aumentar a eficácia da comunicação em tempo real", a força de segurança "irá inserir na plataforma 'Waze' a emissão de mensagens e alertas personalizados, designadamente conselhos de segurança e avisos sobre pontos de perigo, referentes ao tráfego rodoviário".
Esta operação terá duas fases, a primeira das quais até ao dia 11, mais focada na segurança dos peregrinos em trânsito.
Nesta fase estão previstos o patrulhamento reforçado nas vias mais críticas, o acompanhamento de grupos pedestres, ações de sensibilização para a adoção de comportamentos seguros e a monitorização de pontos de maior risco.
Os últimos dois dias da operação serão dedicados à segurança durante as celebrações no santuário e nas suas zonas envolventes.
A GNR referiu que, junto ao recinto, haverá reforço de policiamento, gestão de fluxos de entrada e saída e apoio a peregrinos nacionais e estrangeiros, tudo em coordenação com as entidades de proteção civil e socorro.
Aos peregrinos que se deslocam para Fátima, a GNR aconselha a não usarem auscultadores, nem telemóvel durante a caminhada e a seguirem sempre na berma contrária ao sentido do trânsito, em fila única e usando coletes refletores.
Em Fátima e no santuário, devem guardar bens pessoais na bagageira antes de estacionar e não deixar bens à vista no interior das viaturas, levando consigo os documentos pessoais, entre outras medidas.
Na quinta-feira, a Infraestruturas de Portugal anunciou que o Itinerário Complementar (IC) 2, nos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, tem condicionamentos de trânsito até 12 de maio para garantir a segurança dos peregrinos.
A IP reconheceu que "muitas das estradas utilizadas pelos peregrinos registam tráfego significativo e, em alguns casos, velocidades elevadas, o que constitui fator de risco agravado para os peões", recomendando "a utilização de percursos alternativos, através da utilização de vias secundárias".
A empresa tem ainda no terreno "equipas de apoio, que irão percorrer os principais itinerários, prestando informação aos peregrinos e condutores, reforçando a sinalização e apoiando a gestão dos desvios".
A peregrinação internacional de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, a primeira grande celebração do ano no templo mariano, vai ser presidida pelo patriarca de Lisboa, Rui Valério, de 61 anos, natural de Urqueira, no concelho de Ourém.
"Esta será a primeira vez que o patriarca de Lisboa assume a presidência de uma peregrinação aniversária, na Cova da Iria, desde que foi nomeado para a Sé Patriarcal, em 2023", segundo informação do santuário.
Esta peregrinação de maio, que "evoca a primeira aparição da Virgem às três crianças de Aljustrel, é a mais participada, tendo acolhido no ano passado mais de 450 mil peregrinos", referiu.
GNR intensifica apoio aos peregrinos que se deslocam para Fátima
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.