Sábado – Pense por si

GNR deteve 14 pessoas no festival MEO Sudoeste

As autoridades apreenderam ainda mais de cinco mil doses de droga na Zambujeira do Mar, no Alentejo

A GNR deteve 14 pessoas e apreendeu mais de cinco mil doses de droga durante o policiamento no festival Sudoeste, que terminou no sábado em Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, no Alentejo.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, o Comando Territorial de Beja da GNR refere que foram detidas 14 pessoas, dez homens e quatro mulheres, com idades entre os 17 e os 30 anos, por suspeitas de tráfico de droga.

A dois dos detidos foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva e os restantes ficaram sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR), indica a guarda, referindo que foram também elaborados oito autos de contra-ordenação por consumo de droga.

Durante a operação de segurança e policiamento na zona do festival, realizado na Herdade da Casa Branca, em Zambujeira do Mar, Odemira, no distrito de Beja, a GNR apreendeu 4.847 doses de haxixe, 420 doses de canábis, 398 doses de drogas sintéticas, 38 doses de cocaína e ainda 3.030 euros em numerário.

Na operação, que contou com o apoio da Unidade de Intervenção e da Unidade Nacional de Trânsito, participaram diariamente mais de 120 militares de todas as valências operacionais da GNR, que prestaram ainda auxílio aos espectadores na resolução de incidentes e de "conflitos menores", como ocorrências de perdidos e achados.

A 21.ª edição do festival MEO Sudoeste começou oficialmente no dia 02 deste mês, com a abertura do palco principal para quatro noites de concertos, embora o recinto de campismo tenha recebido festivaleiros desde 29 de Julho, com direito a animação todos os dias, com música, teatro, performances de circo contemporâneo e oficinas de arte.

Cerca de 200 mil pessoas passaram pelo festival, que terminou na noite de sábado, já com regresso previsto em 2018, entre 8 e 11 de Agosto, com abertura do campismo no dia 4.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.