As autoridades apreenderam ainda mais de cinco mil doses de droga na Zambujeira do Mar, no Alentejo
A GNR deteve 14 pessoas e apreendeu mais de cinco mil doses de droga durante o policiamento no festival Sudoeste, que terminou no sábado em Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, no Alentejo.
Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, o Comando Territorial de Beja da GNR refere que foram detidas 14 pessoas, dez homens e quatro mulheres, com idades entre os 17 e os 30 anos, por suspeitas de tráfico de droga.
A dois dos detidos foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva e os restantes ficaram sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR), indica a guarda, referindo que foram também elaborados oito autos de contra-ordenação por consumo de droga.
Durante a operação de segurança e policiamento na zona do festival, realizado na Herdade da Casa Branca, em Zambujeira do Mar, Odemira, no distrito de Beja, a GNR apreendeu 4.847 doses de haxixe, 420 doses de canábis, 398 doses de drogas sintéticas, 38 doses de cocaína e ainda 3.030 euros em numerário.
Na operação, que contou com o apoio da Unidade de Intervenção e da Unidade Nacional de Trânsito, participaram diariamente mais de 120 militares de todas as valências operacionais da GNR, que prestaram ainda auxílio aos espectadores na resolução de incidentes e de "conflitos menores", como ocorrências de perdidos e achados.
A 21.ª edição do festival MEO Sudoeste começou oficialmente no dia 02 deste mês, com a abertura do palco principal para quatro noites de concertos, embora o recinto de campismo tenha recebido festivaleiros desde 29 de Julho, com direito a animação todos os dias, com música, teatro, performances de circo contemporâneo e oficinas de arte.
Cerca de 200 mil pessoas passaram pelo festival, que terminou na noite de sábado, já com regresso previsto em 2018, entre 8 e 11 de Agosto, com abertura do campismo no dia 4.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.