Sábado – Pense por si

Fuga ao inferno. A SÁBADO acompanhou a chegada de 48 refugiados da Ucrânia

Sandra Felgueiras
Sandra Felgueiras 17 de março de 2022 às 14:47
As mais lidas

Paróquia do Campo Grande trouxe refugiados a partir de Varsóvia. Entre eles estão 20 crianças. Veja a investigação CM/SÁBADO esta quinta-feira à noite na CMTV.

Quarenta e oito ucranianos, entre eles 20 crianças, chegaram a Portugal trazidos pela paróquia do Campo Grande a partir de Varsóvia, capital da Polónia. Muitos andaram em viagem 20 dias. Saíram do seu país logo após o anúncio da invasão à Ucrânia feito pelo presidente da Rússia.

A carregar o vídeo ...

Foram todos colocados em casas de familiares e apartamentos de voluntários que se ofereceram para ajudar. Em Olhão, Coimbra e Lisboa.

Acompanhamos as histórias de cada família. Para trás deixaram os filhos maiores e pais, mas também há histórias de reencontro. Um pai a viver em Portugal reencontrou-se com filha que fugiu sozinha de Chernobyl apenas com uma mochila na mão.

Nenhum dos que agora chegam acredita num plano de paz a curto prazo. E todos choram sobretudo quando sentem o calor humano de quem os recebe e oferece tudo sem os conhecer.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.