O incêndio provocou "danos avultados" e levou à retirada das instalações de cerca de 700 pessoas, entre clientes, funcionários e convidados de um casamento
O incêndio que deflagrou no sábado à tarde no complexo turístico Zmar, em Odemira, distrito de Beja, deve ter começado numa camarata do dormitório dos funcionários. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira, Nazário Viana, adiantou que "há suspeitas de que o incêndio tenha iniciado numa camarata", acrescentando que "não começou na cozinha", como chegou a ser indicado.
A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio, que obrigou à evacuação do espaço, perto de Zambujeira do Mar, segundo fonte da GNR.
No incêndio, segundo fonte dos bombeiros, arderam também três veículos de funcionários do complexo turístico.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou que o incêndio está em fase de rescaldo desde as 04h34 deste domingo, tendo o alerta sido dado às 17h39 de sábado. Tanto o CDOS, como o Comando Territorial de Beja da GNR, não têm registo de quaisquer feridos, devido ao fogo.
O incêndio provocou "danos avultados" e levou à retirada das instalações de cerca de 700 pessoas, entre clientes, funcionários e convidados de um casamento, revelou um responsável do empreendimento.
João Ribeiro Ferreira, administrador-executivo da Multiparques, empresa proprietária do complexo, disse à Lusa que "os prejuízos são muito avultados", acrescentando que "o seu valor só mais tarde pode ser apurado".
Segundo o responsável da empresa, a área de alojamento deve "reabrir dentro de duas semanas", mas o complexo turístico na sua globalidade "só deve estar a funcionar em Abril de 2017".
João Ribeiro Ferreira realçou que "não houve qualquer tipo de dano humano" em resultado do fogo, acrescentando que o empreendimento turístico sofreu, contudo, "danos avultados".
O administrador-executivo da Multiparques referiu ainda que "o incêndio começou numa camarata dos funcionários" do complexo turístico.
O combate ao fogo, que foi dominado às 20:03 de sábado, tanto na sua componente urbana, na estrutura do Zmar, como na vertente rural, uma vez que as chamas se propagaram a uma zona de pasto e de povoamento florestal, envolveu 98 operacionais, com 35 veículos, sobretudo de corporações de bombeiros dos distritos de Beja e de Setúbal, e um helicóptero.
O complexo turístico Zmar - Eco Campo Resort, está situado a poucos quilómetros de Zambujeira do Mar, no concelho alentejano de Odemira, no distrito de Beja.
Fogo no eco-resort Zmar terá começado numa camarata
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.