Sábado – Pense por si

Fogo em Valpaços que obrigou à evacuação de aldeia alastrou a Chaves

13 de setembro de 2019 às 20:05
As mais lidas

Incêndio tem quatro frentes ativas e pelo menos três casas destruídas pelas chamas. No terreno estão 330 bombeiros, apoiados por 101 viaturas e quatro meios aéreos.

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 13:36, em Ervões, Valpaços, e que obrigou à evacuação de uma aldeia, já passou para o concelho vizinho de Chaves, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Neste momento, o fogo, com quatro frentes ativas, chegou a Gondar, em Chaves, distrito de Vila Real, sendo agora o "maior obstáculo" ao combate às chamas o "vento forte" e as suas mudanças de direção.

Uma aldeia do concelho de Valpaços foi evacuada e pelo menos três casas destruídas pelo incêndio, adiantou à Lusa fonte da câmara local.

"A localidade de Valongo foi já evacuada e pelo menos três casas arderam", explicou.

A aldeia de Celeirós poderá ser também evacuada devido ao fogo, acrescentou a fonte.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o fogo, que deflagrou pelas 13:36, está a ser combatido por 330 bombeiros, apoiados por 101 viaturas e quatro meios aéreos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.