Sábado – Pense por si

Fogo continua a devastar zona de Seia

Incêndio lavra desde a tarde de segunda-feira e está com três frentes activas. Mais de 300 operacionais estão no local

O incêndio na freguesia de Vide e Cabeça, no concelho de Seia, no distrito da Guarda, mobiliza perto de 350 bombeiros e é actualmente a única ocorrência importante para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O incêndio em mato, em pleno Parque Nacional da Serra da Estrela, que teve início pelas 14:46 de segunda-feira, mantém três frentes activas e durante a madrugada começou a progredir para um local de difícil acesso aos veículos de combate.

Pelas 07:30, de acordo com a informação disponibilizada na página da ANPC, estavam no local 347 operacionais a combater o incêndio apoiados por 115 meios terrestres.

O incêndio de Seia é o único que surge no site da ANPC como "ocorrência importante", o que representa que é um fogo de grandes dimensões, com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de protecção e socorro envolvidos, mas apenas contemplam os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.

Sete concelhos do distrito da Guarda - Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda, Gouveia e Sabugal - apresentam hoje risco Máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, distrito onde as máximas vão rondar os 33 graus Celsius.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.