Sábado – Pense por si

Fernando Araújo demite-se da Direção Executiva do SNS

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde anunciou esta terça-feira a sua demissão depois de uma reunião com a nova ministra da Saúde.

O comunicado, assinado por Fernando Araújo, diretor executivo demissionário, justifica a demissão para evitar que a atual direção executiva do SNS (DE-SNS) "possa ser considerada um obstáculo" à concretização de políticas da nova tutela.

Fernando Araújo assume ter tomado uma "difícil decisão", mas sublinha que a "DE-SNS é um órgão técnico, um instituto público do Estado, que tem de estar acima de questões políticas ou agendas partidárias, e que executa políticas públicas determinadas pelo Governo".

Pedro Catarino/Cofina Media

"Respeitando o princípio da lealdade institucional, irei apresentar à senhora Ministra da Saúde, em conjunto com a equipa que dirijo, o pedido de demissão do cargo de diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde", adiantou Fernando Araújo em comunicado.

Segundo referiu, esta "difícil decisão" permitirá que a nova tutela possa "executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida, evitando que a atual DE-SNS possa ser considerada um obstáculo à sua concretização".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!